Resenha: Papel Tomoe River

Olá!

Hoje venho fazer uma resenha do papel Tomoe River que compõe alguns modelos dos meus cadernos.

Preciso dizer que esse papel tem apenas 52 g/m², menos que uma folha sulfite. Ele é bem fino, visualmente frágil, delicado, mas não se engane. Esse papel é extremamente versátil e apesar de sua fina gramatura, permite o uso de vários tipos de técnicas sem que a tinta transpasse para o outro lado do papel. Ele é PH Neutro e sua textura é muito macia, o que facilita muito pra quem escreve com caneta pena.

Fiz vários testes, com vários tipos de canetas, inclusive me arrisquei até a fazer um teste em aquarela nele, e olha… Me surpreendi. A técnica de aquarela é possível, porém com ressalvas, já que o papel não é preparado e designado para isso, então ele não fica com uma aparência muito boa e profissional.

A primeira vista você não dá nada para o papel… “Pff… Esse papelzinho fininho assim? Não aguenta nem esferográfica!”, mas gente… O desgramado aguenta até caneta a base de solvente. SERIO. Testei com as Pentel e Pilot metálicas que escrevem em tudo, até em vidro e que não sai nem com álcool, o verso do papel ficou intacto. Estranhamente as canetas a base de alcool (como os marcadores permanentes e Copics) não deram muito certo, mas o Tomoe River se deu melhor do que uma simples folha de sulfite, pelo menos, porém não indico o uso deles.

  

Esse papel é ótimo para caligrafar, mas nada impede que se façam desenhos e sketchs nele já que sua textura é ótima para desenhar com lápis também.

Ele está disponível no mercado em folhas soltas de vários tamanhos e em cadernos de anotações com papéis em 2 cores: Branco e Creme. (Você pode conferir aqui)

Nome: Tomoe River
Fabricante: Tomoegawa / SAKAE TECHNICAL PAPER Co
Gramatura: 52 g/m²
Disponível nas cores: Branco e Creme
Textura: Fina / Macia
Papel japonês e PH Neutro

Para aqueles que gostam de se aventurar em novos materiais, eu recomendo esse papel. Ele vai te surpreender assim como me surpreendeu.

Espero que tenham gostado da resenha, e qualquer dúvida ou informação que vocês achem que esteja faltando, é só deixar um comentário!! 🙂

Beijo!

 

2 Comentários

  1. Boa noite. Você sugere encadernar de que forma. Comprei 100 folhas soltas e quero encadernar. Grato

    1. Author

      Olá Patrick!
      Você comprou essas Tomoe River?
      Eu sugiro encadernar em Copta. Mas na verdade poderia ser qualquer outra encadernação artesanal.
      Se for em estilo Wire-o, não recomendo pois vai deixar as folhas muito frágeis, imagino. 🙂

Deixe uma resposta