Resenha: Papel Tomoe River

Olá!

Hoje venho fazer uma resenha do papel Tomoe River que compõe alguns modelos dos meus cadernos.

Preciso dizer que esse papel tem apenas 52 g/m², menos que uma folha sulfite. Ele é bem fino, visualmente frágil, delicado, mas não se engane. Esse papel é extremamente versátil e apesar de sua fina gramatura, permite o uso de vários tipos de técnicas sem que a tinta transpasse para o outro lado do papel. Ele é PH Neutro e sua textura é muito macia, o que facilita muito pra quem escreve com caneta pena.

Fiz vários testes, com vários tipos de canetas, inclusive me arrisquei até a fazer um teste em aquarela nele, e olha… Me surpreendi. A técnica de aquarela é possível, porém com ressalvas, já que o papel não é preparado e designado para isso, então ele não fica com uma aparência muito boa e profissional.

A primeira vista você não dá nada para o papel… “Pff… Esse papelzinho fininho assim? Não aguenta nem esferográfica!”, mas gente… O desgramado aguenta até caneta a base de solvente. SERIO. Testei com as Pentel e Pilot metálicas que escrevem em tudo, até em vidro e que não sai nem com álcool, o verso do papel ficou intacto. Estranhamente as canetas a base de alcool (como os marcadores permanentes e Copics) não deram muito certo, mas o Tomoe River se deu melhor do que uma simples folha de sulfite, pelo menos, porém não indico o uso deles.

  

Esse papel é ótimo para caligrafar, mas nada impede que se façam desenhos e sketchs nele já que sua textura é ótima para desenhar com lápis também.

Ele está disponível no mercado em folhas soltas de vários tamanhos e em cadernos de anotações com papéis em 2 cores: Branco e Creme. (Você pode conferir aqui)

Nome: Tomoe River
Fabricante: Tomoegawa / SAKAE TECHNICAL PAPER Co
Gramatura: 52 g/m²
Disponível nas cores: Branco e Creme
Textura: Fina / Macia
Papel japonês e PH Neutro

Para aqueles que gostam de se aventurar em novos materiais, eu recomendo esse papel. Ele vai te surpreender assim como me surpreendeu.

Espero que tenham gostado da resenha, e qualquer dúvida ou informação que vocês achem que esteja faltando, é só deixar um comentário!! 🙂

Beijo!

 

Deixe uma resposta